Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

domingo, 9 de outubro de 2011

De 05/10/2011 – Travessia Lisboa – Gran Canária
Os dias e as noites estão muito bonitas! Cruzamos com poucos navios e apenas uma vez precisamos alterar um pouco o rumo para passar um pouco mais longe. Escutamos muitas brincadeiras no rádio no canal 16, que é um importante canal de chamada, e percebemos que a falta de educação ao rádio é mundial: as línguas eram diversas e muitas não conseguíamos nem saber qual era!
Como o vento diminuiu um pouco e o piloto está bem firme novamente, recolocamos a mestra às 13:00 hs. Durante a tarde o vento aumentou e o mar cresceu. No final da tarde, retiramos a mestra para passarmos uma noite tranquila. A média de velocidade subiu bastante nas últimas horas!
Tivemos um pôr-de-lua incrível!!! A meia lua desceu alaranjada e se escondeu no horizonte quase avermelhada! Esse é um dos maiores prêmios das grandes travessias.
O Claudio, que está fazendo sua primeira grande travessia, está bem e não enjoou nada. Tem feito todos os seus turnos e consegue descansar bastante, além de estar sempre sorridente e animado (apesar do balanço!).
Temos comido muitas nozes, que os primos Fernando e Oracília nos presentearam. São deliciosas e nos dão muita energia. Foram muito usadas nas grandes navegações, pois se conservam por muito tempo, geravam luz e calor quando se queimavam suas cascas e são um ótimo alimento. E, como diz o Fernando, vamos jogando as cascas pelo caminho, para saber o caminho de volta! Lembro do Fernando sempre que atiro uma casca à agua e imagino quantos que já navegaram por aqui nos últimos 500 anos fizeram este gesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário