Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

De 05/07/2011 – Travessia Ilha Terceira - Lisboa
A noite e a manhã foram tranquilas. Tivemos que ligar o motor das 9:30 hs até as 14:00 hs por falta de vento. Andamos 105 milhas nas últimas 24 horas e faltam 242 para o waypoint perto de Cascais.
Puxei a previsão de tempo de primeira vez (ufa!!!) e ela é ótima! Tomara que ela se cumpra, pois assim chegaremos muito bem a Cascais.
Um navio apareceu às 12:30 hs, subindo na direção da costa norte da França ou Espanha.
Estou lendo “Mar Morto”, livro de Jorge Amado que ainda não havia lido. É lindíssimo! E ganha outra dimensão por conhecermos a região onde ele se passa, termos conhecido seu porto, subido o rio Paraguaçu junto com saveiros e estado em Maragogipe. Achei impressionante, também, toda a descrição marítima correta do livro. Jorge Amado deve ter feito um grande trabalho de pesquisa junto aos pescadores, com relação aos ventos, correntes e locais de navegação.
Somente hoje lembramos que dia 3 de julho, anteontem, fizemos um ano de viagem! Puxa, tudo é tão intenso que esquecemos das datas importantes! Por falar nisso, hoje minha mãe faria 74 anos de idade e acho que gostaria do que estamos fazendo, procurando rever e aprender um pouco mais de nosso querido Portugal. É claro que estaria rezando muitas Ave-Marias e Padre-Nossos nas travessias, mas sei que estaria feliz. E por falar em datas, parabéns ao Celso e Edilene, meu irmão e cunhada, que fizeram aniversário de casamento ontem. E ao grande amigo Hill, que também aniversariou ontem, nossos parabéns e votos de muitas felicidades e que continue sempre a gostar de ser esse abnegado professor para todos nós.
O vento virou para nordeste no meio da tarde. Não precisaremos mais ficar jaibeando para avançar! O vento apertou ao poucos. Rizamos a mestra no segundo rizo, meia hora depois tiramos um pouco de genoa e algum tempo depois tiramos mais vela, conforme o vento aumentava. Não quero ir muito rápido para não chegar à noite em Cascais. Íamos a 7,3 nós de velocidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário