Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Amigos, nosso tripulante virtual, Pedro Pinto, enviou um texto que explica detalhadamente as festas que estamos vendo (chegamos na hora exata na Terceira!!!). Dêem um lida abaixo para entender. Abraços e obrigado pela colaboração, Pedro!

Bem vindos à Terceira.
As festividades a que estão asssitindo chamam-se Sanjoaninas. Há relatos de que a sua realização remonta ao tempo do povoamento da Ilha. Já tiveram uma conotação religiosa, mas hoje em dia são as maiores festas pagãs dos Açores. Estas festas têm a duração de uma semana que inclui o dia 24 de Junho, o dia de S. João. Neste dia é feriado no município de Angra do Heroísmo, um dos dois da ilha Terceira (o outro é a Praia da Vitória). As festas (http://festas2011.sanjoaninas.com/programa.pdf) são inauguradas pelo desfile do Cortejo Real. Há um variado programa que inclui actividades culturais e desportivas, durante o dia, e desfiles e concertos musicais à noite. No passado sábado, dia 18 houve uma regata de vela de cruzeiro, na tarde do dia 23 realizaram-se as provas de velas da classe Optimist, das escolas de vela e amanhã, dia 25 de Junho, realizar-se-á outra prova de vela de cruzeiro, um clássico do calendário de vela da Ilha Terceira (XVI Regata 8 aos Ilheus). Os bloco de dançarinos que viram são o desfile das marchas de S. João. As pessoas organizam-se nos seus bairros, freguesias, locais de trabalho e participam com uma marcha. Há marchas que representam instituições. Estas são animandas musicalmente por bandas filarmónicas. Quase todas as freguesias da ilha têm uma. A vila das Lajes, no municipio das Praia da Vitória, tem duas filarmónicas. Dinamizam musicalmente a ilha e são escolas de formação musical de muitos jovens. A ilha Terceira é a ilha dos Açores que terá a maior actividade cultural com a participação das suas gentes.
As marchas de S. João desfilam na véspera do dia 24 e são levadas muito a sério, desde a letra e música até ao guarda-roupa (à semelhança do carnaval do Rio, salvaguardando as devidas proporções). O desfile começa às 21.00 com a marcha oficial das S. Joaninas e termina depois da última marcha desfilar, geralmente por volta das 03.00. A marcha oficial é a única que desfila duas vezes, abrindo e fechando a noite. As crianças das escolas também têm um dia reservado só para si, neste ano o desfile das marchas das crianças foi nesta noite, 24 de Junho. Durante os dias dos festejos realizam-se várias touradas de praça e de rua. Desafio a assitirem a uma tourada de rua. Garanto que não há igual em mais lado algum deste planeta. Bons ventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário