Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quarta-feira, 8 de junho de 2011

De 07/06/2011 – Ilha de Faial
Após nossa rotina matinal de café da manhã forte, fomos ao trabalho. Subi no estai de proa com uma adriça e fiz um furo para colocar outro parafuso no trilho da genoa. Quase tive um acidente, pois uma fagulha de alumínio voou com o vento de baixo para cima e entrou no meu olho. Acabei o serviço e desci rapidamente para olhar no espelho: lá estava ela ainda! Com jeito, removi a danada e tive muita sorte, pois não chegou a machucar minha vista. O problema poderia ter sido grande! Da próxima vez, terei que ir de óculos ou máscara de mergulho. Depois que desci fiquei “acabado” por alguns minutos. Acho que estou ficando velho para essas coisas!
Nosso passeio do dia foi o museu de Scrimshaw, no Peter Café. A Rafaela, guia do museu, nos recebeu muito bem e contou toda a história do Peter Café, negócio de uma família tradicional de Faial, que vem de pai para filho há quatro gerações. O nome do café é curioso, pois ninguém se chama Peter na família. Na época da guerra, o comandante de um barco disse que um dos rapazes dessa família se parecia com o filho dele e que ele passaria a chamá-lo de Peter. Bem, não só o comandante, mas todos começaram a chamar o sr. José pelo nome de Peter. O nome pegou tanto que ele o assumiu e até hoje o perpetua no Peter Café Sport.
Bem, sobre o museu não faltam adjetivos: impressionante, lindíssimo, organizadíssimo! Muitos mais poderiam caber! Vocês verão as fotos, mas não deixem de visitá-lo se vierem aos Açores. Scrimshaw é o nome da arte de gravar imagens em ossos de baleias. Os ossos não são pintados. A técnica usada é a seguinte: os ossos são polidos, depois pintados, depois riscados, novamente pintados e, finalmente, outra vez polidos. Dessa forma, os riscos conservam a tinta nos locais que o artista a quer. Imagine o trabalho que dá fazer algumas das verdadeiras obras de arte que vocês verão nas fotos! Alguns ossos e dentes ainda são esculpidos, criando lindas esculturas e utensílios diversos. Outra coisa que me chamou atenção no museu é a quantidade de peças. Cheguei pensando em ver 20 a 30 peças. Na verdade, há centenas de dentes e ossos de baleias expostos, divididos em temas: homens do mar, imagens de pesca de baleia, mulheres, gente da terra, etc. Fantástico! Uma visita que eu calculara fazer em meia hora levou quase duas horas! Mas não dava vontade de sair. Vejam as imagens abaixo e entenderão. Para informações completas do Peter Café Sport, acesse www.petercafesport.com .
Antes de sair, a Carol deixou um desenho nosso no livro de visitas do museu, que gostei muito.
Bem, de lá saímos às pressas, comemos um lanche e esperamos o Luís Mota no barco, que ia finalizar os trabalhos no motor. Arrumou o que faltava, mas vou precisar trocar dois parafusos que estão um pouco espanados. Vou comprá-los amanhã, pois hoje a loja já estava fechada. Cobrou um preço justo e fez um bom serviço! Ainda vai soldar uma peça do fogão para nós, que vou pegar com ele no porto amanhã.
Tentamos jantar no Peter Café, mas estava muito cheio. Seriam mais de 45 minutos para esperar uma mesa. Fomos num outro restaurante e tomamos uma sopa, comemos umas ameijoas (pequenas conchas bivalves) e pedimos ainda umas costeletas de porco com batatas fritas. Como é bom comer por aqui!!!

Curiosidade: Aqui as mulheres usam “cuecas”! Algum problema com a feminilidade portuguesa? Não!!! É que aqui atribuem o nome de cuecas tanto para a roupa íntima feminina quanto para a masculina.



Acima e todas abaixo: Scrimshaw Museum no Peter Café Sport.




Aprendendo sobre Scrimshaw e a era baleeira.



Vejam que obras de arte!!!






Modelo de uma canoa baleeira local. É considerado um dos barcos mais elegantes do mundo.



Outros dentes da coleção. Este de cima é um dente de mamute fossilizado.







Bernard Moitissier, Eric Tabarly e Sir Francis Chichester: grandes nomes da vela.





Nossa atenciosa guia Rafaela.



Desenho da Carol no livro de visitas do museu.

Um comentário:

  1. Que lugar lindo e que deve ser muito interessante de visitar!
    Agora eles possuem uma obra de arte a mais pois o desenho da Carol é de colocar em exposição,muito lindo.

    ResponderExcluir