Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

sábado, 8 de janeiro de 2011

De 02/01/2011 – Tobago – St. Maarten
Na madrugada, num tranco forte, das muitas centenas de trancos que a mastreação já havia recebido, o baby stay quebrou! Chamei o Jonas, liguei meu cinto de segurança na linha da vida (cabo que temos estendido na extensão do barco, para segurança) e lá fui eu para a proa, seco e quentinho, colocar a adriça do pau de spinakker na proa para firmar melhor o mastro e tomar um grande banho de mar com as ondas que encharcavam o barco a cada 8 segundos. Voltei totalmente molhado, mas espero que essa adriça segure bem o mastro. Na verdade, esse baby stay é um cabo para dar formato e performance ao mastro mas, na pauleira que estamos, prefiro reforçar o lugar onde ele estava.
O final da madrugada e a manhã toda foi para passar por Dominica. Lá vou eu, vendo o nome e a silhueta de todas as maravilhosas ilhas do Caribe que sempre tenho sonhado em conhecer, e passando direto por elas sem parar! Mas iremos voltar para conhecê-las melhor.
No través de Guadeloupe, com o mar calmo em sua costa abrigada e pouco vento (finalmente um descanso!), golfinhos apareceram. Nadaram um pouco ao nosso lado e deram pulos muito altos fora da água. Pouco depois o vento voltou, muito orçado novamente. Quando chegamos ao final de Guadeloupe e começamos a entrar no canal entre as ilhas, orçou mais ainda, praticamente na cara e ficou mais forte. Não dava para ir na direção que queríamos e tínhamos obstáculos a sotavento. Era muito ruim e improdutivo ficar bordejando pelas 35 milhas que tínhamos pela frente, até o próximo waypoint. Jonas ligou o motor e, com paciência, conseguiu um ângulo para avançar a motor contra os 25 nós de vento e ondas altas, ajudando com a vela mestra, que não estava totalmente morta. Andávamos a 3,5 nós com sacrifício, mas seguíamos em frente.

























Um comentário:

  1. Vejo uma foto com o violão!!! Legal vocês estarem tocando ainda! bjss

    ResponderExcluir