Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

domingo, 16 de janeiro de 2011

De 09/01/2011 – St. Maarten
Dormimos até tarde, pois é domingo e todos estávamos cansados das arrumações. Ronny passou com o seu bote, grande e rápido, e nos convidou para conhecer o lado francês da Ilha. Fomos para Marigot e tomamos café da manhã numa padaria/lanchonete francesa, com croissants divinos e geléia de morango deliciosa! Vimos muitos barcos, conhecemos o lado de mar de Marigot e passeamos, mas as lojas estavam fechadas, pois era domingo. Todo o comércio, exceto padarias e restaurantes fecham por aqui no domingo. Retornamos ao bote e paramos numa marina para conhecer Gabriel e Henrique, brasileiros que haviam comprado o barco da Andy e do Galdo e que agora compraram outro veleiro. Começamos a conversar e o Gabriel disse que conhecia o Travessura de Ilhabela, pois o pai dele é dono do Vellela, veleiro que fica em Ilhabela. Falando do barco deles, disse que o barco se chamava Amigo. Dissemos que gostamos do nome e que conhecêramos um veleiro chamado Amigo de um casal de alemães e sua filhinha, na nossa viagem anterior. Ele disse que o veleiro era esse mesmo! Que coincidência!!! (Coincidência?!!!) O casal e a filha se estabeleceram por aqui e resolveram vender o veleiro, que eles compraram e estão reformando, de alto a baixo! Puxa, que mundo pequeno. Mas não parou por aí. Ele disse que um dos sócios do barco era o Kiko de Ilhabela e perguntou se o conhecíamos. Logo me veio a lembrança do rapaz entusiasmadíssimo, filho de nosso amigo Marquinhos da Escola de Vela de Ilhabela e do restaurante Estaleiro, que filmou nossa partida e nos disse que sonhava em fazer uma aventura como a nossa. Meio ano se passou e ele a irá fazer com o Gabriel e Henrique! Ainda tivemos notícia da Dani, irmã do Kiko e filha do Marquinhos, que está velejando num barco pelo Caribe e que esperamos encontrar logo. Mundinho muito pequeno mesmo!!! É bom ver essas pessoas, que conheci crianças, correndo atrás de seus sonhos e fazendo com que aconteçam.
Vimos ainda os barcos enterrados para enfrentar os furacões nessa mesma marina. Normalmente enterram a quilha e removem o mastro, para minimizar chances de quebra. Em 1995, o olho de um furacão passou por aqui e fez muitos estragos. De 3.500 barcos atracados ou ancorados dentro do lagoon, apenas cerca de 500 não tiveram estragos e muitos barcos se perderam e ainda estão encalhados nas margens do lagoon.
Continuamos a passear pelo lagoon com o Ronny e fomos numa pequena área de mangue, onde colocam muitos veleiros e os amarram na vegetação, quando há o perigo real da passagem de um furacão. Paramos, depois, num lindo condomínio de casas com píeres, onde tomamos um refrigerante e saímos do lagoon para ver o Falcon Maltês, veleiro maravilhoso, cujos altos mastros visualizávamos dentro do lagoon, por cima das casas e prédios. No caminho encontramos o Ondine, veleiro brasileiro que está por aqui e paramos para dar boas-vindas. Voltamos para a marina, despedimos do gentil amigo e almoçamos num restaurante chinês, de comida boa e preço camarada. Não pudemos deixar de tomar sorvetes no Carrossel, nosso programa normal de final de dia.


















































3 comentários:

  1. Olá aos navegantes ! Acabei de ler os posts. Tem mais ? A gente fica querendo saber mais o que está acontecendo. Também dei uma tour virtual pela ilha de St. Martin, tem um monte de imagens no Youtube. Muito linda Ilha. O centro parece um pouco a Ilha Bela nos fins de semana e feriados. eheheheh. "See you later." Nio

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ter noticias de voces, queriamos ter estado juntos nessa travessia que foi dificil,mas com mais gente seriam turnos mais confortaveis,a ro manda dezer pra Carol que ela esta muito linda(chover no molhado né) e para voces aproveitarem muito a companhia da Lu.
    Um beijão para os quatro.
    Ps: Ve se o Falcon Maltes esta a venda e me manda o preço rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Que aventura!!!! É muito legal ficar lendo o que está acontencendo nessa viagem. Um lugar mais lindo que o outro. Boa sorte para vocês. Abraços.

    ResponderExcluir