Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia 10/08/2010 – Travessia Camamu - Salvador
Queríamos ficar mais tempo em Camamu, mas, como o motor está precário, resolvemos ir logo para Salvador, enquanto as previsões de tempo estão favoráveis. Saímos às 4:00 hs da matina e às 5:00 hs já deixávamos a barra de Camamu. Outro dia lindo amanheceu, mas o vento estava fraco. O motor se portava bem e íamos em baixa rotação. Passamos por muitos pesqueiros na saída, pois Camamu é um lugar muito piscoso.
Perto do meio-dia, o vento girou e ficou mais forte. Mesmo assim, ainda era necessário o motor para chegarmos antes do horário da maré vazante em Salvador. Como a baia de Todos os Santos é muito grande e tem uma boca pequena, a correnteza é violenta na vazante de marés de sizígia, como agora. Com vela e motor continuamos nos deslocando bem.
Vimos algumas baleias tímidas e o Jonas tomou um susto ao fazer “xixi na borda”, pois uma levantou a uns cinco metros do barco! Com esse nome, ele tem que se assustar mesmo!!! (rsrsrs)
Muitas boias de espinhéis estavam espalhadas no caminho para Salvador e tivemos que ter muito cuidado. Passamos por cima de uma, mas conseguimos desengatar o motor a tempo, para ela não enroscar no hélice.
Salvador crescia à proa, numa visão sempre agradável. Com mais de 25 milhas de distância, enxergávamos seus prédios, que iam aumentando com a aproximação. Perto já distinguíamos o farol da Barra e quando adentramos à barra, vimos um rapaz num laser que passeava, em rumo oposto. Ele chegou perto do barco e virou no mesmo sentido que seguíamos. O Jonas, regateiro por excelência, começou a regular as velas e eu desliguei o motor. Seguimos em paralelo por alguns minutos. Conversamos com o rapaz e o Jonas perguntou muito sobre regatas em Salvador. O rapaz disse que vai fazer a Aratu-Maragogipe, a grande festa da vela baiana, num Hobbie Cat 16.
Chegamos no Terminal Náutico, na frente do Mercado Modelo e elevador Lacerda, no final da tarde, com um pôr-do-sol muito bonito! Nos disseram que chovia na Bahia nos últimos três meses. Acho que trouxemos o sol conosco!
Dei a entrada do barco na marina e, quando estávamos arrumando algumas coisas, o Jonas chegou correndo, dizendo que haveria uma palestra do Kan Chu na marina, exatamente agora. Fomos correndo. Sabemos que esse velejador, o chinês mais baiano do Brasil, tem sempre muitas histórias boas para contar.
Quando chegamos lá, surpresa e coincidência! Encontramos os amigos Hugo e Catarina do veleiro Maruja, que passaram por Ilhabela no ano passado e para quem tinha acabado de enviar um e-mail! Além deles, encontramos vários velejadores conhecidos. Foram três palestras: uma de um velejador solitário que atravessou com seu veleiro até a África do Sul e voltou, numa viagem de três meses, a palestra do Kan Chu, sobre a regata Mini-Fastnet, que correu em dupla e uma sobre a participação do Marujo's na Semana de Vela de Ilhabela. Matamos um pouco da saudade de nossa Ilhabela com o filme que o comandante do Marujo's passou e ele fez uma palestra incentivando todos os velejadores a participarem de ao menos uma Semana de Vela.
Como é bom estar de volta em Salvador! Que terra abençoada!
































Um comentário:

  1. Bem vindo a nossa Bahia de Todos os Santos. Foi legal saber que vocês chegaram e já foram partricipar de um evento Baiano. Espero que se divirtam por aqui.
    Abraços
    Gerald Wicks
    Veleiro Marujo's/Bomix

    ResponderExcluir