Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dia 20/08/2010 – Travessia Aratu - Itaparica
O dia amanheceu bonito, mas vários pirajás passavam de vez em quando, trazendo chuvas rápidas. Tomamos nosso café, fiz a navegação, arrumamos tudo para sair e fui à marina para avisar a saída do barco.
Perto do meio-dia soltávamos a poita e saíamos pelo canal de Aratu. O vento parecia bom e nos levava rapidamente pelo canal. Ao chegar à ilha da Maré, a velejada com motor se tornou uma orça apertada. Navegamos dessa forma até chegar à última boia de saída do porto de Aratu, quando cruzamos com o veleiro Feitiço, do amigo Ronaldo, que se dirigia para Aratu.
Arribamos para Itaparica, desligamos o motor e começamos uma velejada deliciosa de través até Itaparica. Cruzamos com vários barquinhos de pesca no meio do caminho e fomos desviando deles. Velejamos entre 5 e 7 nós, com mar liso, e o vento estava ótimo!
Chegamos no meio da tarde e conseguimos uma vaga na marina. Desde o assassinato do velejador Abel, conhecido nosso e que foi um grande choque para nós, não voltávamos a Itaparica. Pelo que nos disseram, a situação está tranquila com relação à segurança, mas também recomendaram que ficássemos atracados. Itaparica é uma cidade muito tranquila, com ocupação sazonal e que tem uma ótima marina. Dessa forma, muitos velejadores estrangeiros que passam pela baia de Todos os Santos param aqui. Como todas as cidades do Brasil, principalmente as sazonais, ela sofre com as drogas e acaba tendo sérios problemas por isso. O caso do Abel foi um deles e chocou a todos, velejadores e não velejadores.
Paramos o barco e logo descemos para passear. Um dos tripulantes ficou à bordo, por conta de um “stress” na chegada (“stress” na Bahia?!!), para sossegar e pensar melhor. Fomos até a cidade e demos uma volta por lá, acabando na ótima pastelaria Fundo de Quintal, que conhecíamos desde 2006. Os pastéis estavam ótimos, mas o de carne de sol com purê de aipim era o melhor de todos!
Retornamos ao barco após o pôr-do-sol e tentei acessar a internet, mas o modem não pegava sinal e reiniciava toda hora. Acabamos indo descansar cedo.








































Um comentário:

  1. Que presente de Deus esse por do sol.
    ai que vontade de comer cocada hehhe...bjs

    ResponderExcluir