domingo, 3 de abril de 2011

De 26/03/2011 – St. Barth

Acordamos cedo com o desejo de mergulhar, pois a água está transparente embaixo do barco. Após um café da manhã rápido, demos um tempinho para a digestão e fomos com o botinho para a ilha perto da qual estamos ancorados. Quando caímos na água, já começamos a “babar”! A água estava com uns 20 metros de visibilidade e víamos muito bem tudo em volta! Comecei a fotografar e fomos encostando na ilha. Vimos muitos peixes ornamentais e seguimos para uma ponta da ilha, onde a fauna aumentou, pela correnteza que fica no local. Após algum tempo ali, retornamos para o meio da ilha, onde achamos uma lagosta e vários peixes que deixavam que nos aproximássemos bem, pois deviam estar acostumados com mergulhadores. Aconteceu uma coisa que nunca vi: um atobá sobrevoou nossas cabeças muito perto e pousou na água a uns dois metros de nós. Olhei por baixo da água e vi que ele colocava a cabeça dentro da água e nos observava. Cheguei bem perto dele e bati fotos dele dentro da água. Ele continuava nos olhando, talvez curioso com aqueles “peixes” esquisitos, que mais pareciam umas tartarugas!!! Retornamos ao barco muito satisfeitos com o mergulho! Foi lindíssimo, apesar de não termos vistos peixes grandes. O Jonas foi convidar o pessoal do Flyer e Guga Buy para verem a largada da regata de hoje conosco. O Guga estava vazio, mas a tripulação do Flyer veio com ele e fomos todos para a raia ver a largada com o Travessura. Foi muito bonita, pois os veleiros todos largaram com vento favorável, um a um, abrindo seus balões e genneaker`s imensos! Retornamos ao local de ancoragem e fizemos um lanche rápido. O Guga Buy nos convidou para uma feijoada e fomos para lá, tomar caipirinhas e comer o gostoso feijão preto brasileiro, enquanto víamos um show de acrobacias de avião, que fazem parte da festa da regata. No final da tarde, após muito papo e de barriga cheia, resolvemos caminhar um pouco e conhecer o forte Oscar, que fica na ponta do morro e que tem uma belíssima vista de Gustávia, das ilhas em volta e do local de ancoragem. Andamos até lá e subimos uma rua íngreme para chegar ao forte. Chegamos esbaforidos, talvez mais por causa da feijoada que “carregávamos” do que pela ladeira. Ao chegar no forte, que é também um posto da Gendarmerie, o policial nos disse que já estava fechado para visitas, pois o horário era limitado. Após explicarmos que subíramos até ali a pé e ao ver nossa cara de desânimo (e um certo desespero, pensando em subir tudo aquilo de novo outro dia!), o policial, com pena de nós, disse que podíamos ficar dez minutos. Ufa!!! Fomos até o forte, batemos muitas fotos, curtimos um pouco a bela vista e saímos no limite dos dez minutos. Valeu, Gendarmerie!!! Descemos e fomos ver os grandes barcos da regata entrarem na baia abrigada e atracarem em suas vagas. Um deles chegou com a tripulação toda vestida de galinhas e fazendo micagens. Enquanto isso, a tripulação de outro barco improvisou um imenso estilingue na proa do barco e tentava acertar as galinhas com bexigas cheias de água. Fico imaginando a zona que vai se amanhã, no dia em que se definirem os campeões da regata! Voltamos para perto dos grandes barcos e a festa já se iniciava. Mas antes, em um pátio lateral, muitos trabalhavam para consertar um monte de velas imensas, que se danificaram durante a regata. Era interessante, pois o público podia ver tudo acontecendo e os sailmaker's trabalhando. Ficamos na festa um pouco e chegou o pessoal do Guga Buy. Aguentamos até as dez da noite, assistindo o show de música e conversando com os amigos. Conhecemos mais alguns brasileiros que estavam por lá e voltamos ao barco para o sono merecido.

Carol mergulhando na água transparente de St. Barth

Jonas se preparando "psicologicamente" para entrar na água!

Peixes e vida marinha da ilha ao lado do Travessura

Atobá curioso, que mergulhou e ficou nos olhando!!!
Muitos budiões no local

Sépias, parentes da lula

Luar e outros veleiros da ancoragem

Mais fotos do fundo do mar e peixes

Fotos do segundo dia da regata Bucket

Fotos de Gustávia do alto do forte

Tripulação vestida de galinhas

Barco da juria da regata. Já pensaram em usar um barco assim em Ilhabela? (rsrsrs!!!) Veleria montada ao lado da festa, para consertar as enormes velas avariadas na regata

1. Olá aos navegantes !
    Muito legal St. Barth. Cada barcão hein !
    Pelo jeito tem brasileiros em todos os lugares do planeta. ehehehe.
    Vocês voltaram pra St. Maarten ? Abçs. Nio

2. Só barcões, Nio!!! Achamos muitos brasileiros por aqui e o melhor é que somos bem recebidos em todos os lugares. Há ilhas que não gostam de franceses, outras (quase todas!) não gostam de americanos, e assim vai. Mas brasileiros sempre todas tratam bem!'
    Já estamos em St. Maarten e nos preparando para ir para BVI. Abraços grandes!!!

3. Pessoal, continuo firme e forte acompanhando voces. Nao tenho feito comentarios mas sigo firme acompanhando o blog, nao tem um dia que eu nao de uma olhadinha antes de dormir pra ver se vcs colocaram mais uma postagem!!!! Esta ultima, nao deu pra nao comentar...os barcos e o local e inacreditavel, lindo!!!!!!! As fotos ficaram realmentes otimas, parabens Sergio! Jonas pelo visto esta profissional no wind! E a Carol ja comecou a coletar material pro mestrado em oceanografia?hehehe
    grande abraco a todos vcs, aqui em Québec esta comecando a primavera e a neve esta derretendo e comeca a esquentar um pouco! Ai que saudades das regatas!!!

Paulinho (Nativo)

4. Obrigado, Paulinho! Tudo de bom aí no Canadá e logo o verão estará chegando. Abraços grandes de todos aqui!!!