quarta-feira, 6 de abril de 2011

De 30/03/2011 – St. Barth – St. Maarten

Logo após o café da manhã, levantamos as velas e saímos da maravilhosa Colombier em direção à ilha Fourchue, junto com o veleiro Flyer. Na saída, conseguimos ver o fundo todo de cima do barco até os 15 metros de profundidade. A água aqui é incrível!!! Numa navegação rápida, de uns 40 minutos velejando, estávamos na ilha, que é muito abrigada para o vento leste que soprava e que nos fazia navegar em uma alheta, quase popa. Entramos na baia abrigada e logo vimos as boias de amarração para os barcos. Aqui é proibido ancorar e as poitas também são gratuitas. Com sete metros de profundidade, enxerga-se toda a poita de cima do barco. Pegamos o botinho e fomos para a praia, que é muito pedregosa, bem diferente do que estamos acostumados. Os “adolas” logo falaram que era uma praia em formação e que daqui a milhares de anos, a areia será bem fininha! Quem vai conferir a informação eu não sei!!! (rsrsrs!) Fiz várias fotos de terra, uma ilha pedregosa, seca e com altos morros, e depois fomos pegar o material de mergulho para conhecê-la “por baixo”. Seguimos para uma ponta da ilha, onde há uma boia de atracação e lá amarramos nosso bote. Fizemos um mergulho bonito, com água muito limpa e quase 20 metros de profundidade, mas sem muita vida marinha. Nos disseram que, na outra ponta da baia, o mergulho era melhor, mas estava muito batido por lá, por causa do vento. Após o mergulho, voltamos ao barco e descansamos um pouco. No começo da tarde, levantamos velas novamente e seguimos para St. Maarten, também junto com o Flyer, numa gostosa velejada com vento favorável. Após vários jibes, para não andar muito empopado, chegamos em St. Maarten e ancoramos ao lado do Luar, logo recebendo um convite para um café a bordo. Arrumamos as coisas rapidamente e fomos encontrar o Ronny e o Enock, além do Dorival e Catarina do Luthier, que estavam com eles. Conversamos bastante sobre os lugares que conhecemos e voltamos ao Travessura para um banho rápido e, na sequência, uma ida para a Lagoon Marina, rever os amigos. Papeamos muito por lá, tomando cervejas e escutando histórias!!!

Água transparente em Colombier

Chegando na ilha Fourchue

Ilha Fourchue - pedregosa, mas bela!

Olha a poita! Imagina como estava a água!!!

Peixes e fundo do mar de Fourchue

Voltando para St. Maarten

Os antigos "Classe 12 Metros" em regata.