terça-feira, 5 de abril de 2011

De 28/03/2011 – St. Barth

Fui com o Jonas até a padaria comprar baguetes e croissant's para nosso café da manhã. Quando chegamos ao píer, haviam cerca de 40 ou 50 grandes tarpões na flor da água e encostados a ele, alguns com mais de 20 quilos! Estavam a menos de 2 metros de nós. Pena que não trouxe a máquina fotográfica! Após admirar o lindos peixes por alguns minutos, fomos procurar a padaria. Achamo-la facilmente e retornamos ao Travessura com nossos pães, não resistindo a tirar alguns pedaços da baguete crocante no caminho. Na passagem, demos “até breve” ao pessoal do Guga Buy, que estavam se preparando para retornar para St. Maarten. Nós resolvemos ficar mais um dia para conhecer mais alguns lugares perto de Gustávia. Após o café, encontramos com o pessoal do Flyer e fomos conhecer o museu local. Não tem muita coisa interessante e o que mais nos chamou a atenção foram algumas fotos de um furacão que passou pela ilha em 1995, causando grande estrago. Atravessamos a baia com os botes e, quando subimos ao píer, alguns dos tarpões continuavam no mesmo local. Desta vez, com a máquina fotográfica, não perdi a imagem! Seguimos a pé para o farol que fica no alto do morro oposto ao forte Oscar, numa ladeira íngreme e sem calçada para pedestres. Em todas a ilhas em que paramos faltam calçadas! A vista de lá é deslumbrante e fiz várias fotos. De lá, víamos os aviões descerem, mergulhando no meio da vegetação do morro, atrás do qual sumiam. Continuamos a pé pela estrada até chegarmos a um trevo, sobre o qual onde os aviões “sumiam”. De lá pudemos ver a pista de pouso, que ficava num vale abaixo dos morros e acabava numa linda praia. Isso obrigava os pilotos a fazerem uma descida vertiginosa, safando os morros e pousando na pista que ficava no plano da praia. Junte-se a isso que nos informaram que essa é a segunda menor pista de pouso do mundo e imaginem a “emoção” que deve ser pousar nesse lugar! Seguimos para a praia do aeroporto, que se chama St. Jean, parando no caminho para comprar bebidas num grande mercado ao lado do aeroporto. Após bebermos algo para espantarmos o calor, chegamos na praia. Muito bela, com águas caribenhas e areia branca e solta, e vários hotéis e restaurantes, essa praia é daquelas que não dá vontade de sair. Andávamos por ela quando vimos o Guga Buy ancorado. Pouco depois encontramos os amigos, que ao voltarem para St. Maarten circundando a ilha, não resistiram a uma parada nesse lindo lugar. Andamos pela praia toda e ficamos até o meio da tarde lá, tomando banhos de mar e curtindo o lindíssimo visual. Na volta, passamos novamente no mercado, fizemos algumas compras e pegamos um táxi, pois a volta seria muito dura. Nem é tão longe, mas a subida é de “matar”!!! Fomos para o Travessura e fizemos uma macarronada, convidando o pessoal do Flyer para almo-jantarem conosco. Comemos e ficamos batendo papo e tocando violão, relembrando de histórias de nossas viagem, até as nove da noite, quando todos foram dormir “acabados”!

Grandes tarpões!

Farol de Gustávia

Vistas do farol de Gustávia

Aeroporto

Praia de St. Jean

Rafinha com atobá sem medo