Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dia 15/07/2010
Perdido por um, perdido por cem! Ditado velho e sábio! Acordei cedo e fui desmontar novamente o “Osmar”. Desta vez, desmontei-o até suas entranhas! Em duas de quatro peças que ficam parafusadas em cima do piloto achei oxidação em seus terminais. Lembrei que o técnico falou que “alguns quadrantes estavam com problemas e outros não”. Logo imaginei que cada uma daquelas peças podia controlar um setor de 90 graus. Tirei tudo, a ponto de ficar com as placas de circuito impresso soltas na mão, aproveitando para limpá-las. Remontei tudo com cuidado, pois havia anotado em papel onde ia cada peça e conexão. Chamei o Jonas, que ainda dormia e testamos o piloto. Não posso dizer que não foi com surpresa que vi que respondia rapidamente às mudanças de direção! Soltei a bússola e repeti o teste que vi o técnico fazer, girando a bússola lentamente. Resposta perfeita em todos os ângulos!!! Parece estar OK!!!
Tomamos nosso café, que é sempre uma das refeições mais bem feitas quando estamos no barco e pegamos os bujões de diesel para recarregar. Uso seis bujões extras de 20 litros, para aumentar a autonomia do barco. Dois ainda estavam cheios e os despejamos no tanque principal do barco. Eu ainda não havia medido o consumo real do motor do Travessura e me preocupei em marcar o medidor do tanque (que é uma vareta de bambu!!!) na última vez que carregamos. Com os 40 litros de diesel que colocamos, rodamos o motor 13 horas e ainda sobrou diesel, dando uma média de um pouco menos de 3 litros/hora. O resultado foi surpreendente para mim, que estimava o consumo em 4 litros/hora! Mais uma ótima notícia!
No final da tarde, encostamos o Travessura no píer e abastecemos de água. O Ricardinho, sua esposa e seu netinho vieram se despedir de nós e o Ricardinho deixou uma mensagem em nosso livro de visitas.
Saindo do píer, antes de ancorar novamente, fizemos um teste do piloto com o barco navegando: PERFEITO!!! Mudamos o nome do piloto imediatamente. De hoje em diante ele será “Lázaro”, uma referência bíblica muito adequada! Resta, agora, testá-lo em travessias, mas já estamos livres para seguir viagem.
À noite, fomos ao Iate Clube de São Francisco a convite do Luiz Gurgel, para uma palestra. Aproveitamos para conhecer o seu veleiro Toró, que está em fase final de reforma e vimos uma ótima palestra sobre a revitalização desta tão judiada baía da Guanabara. Na nossa primeira viagem nos surpreendemos com sua sujeira. Agora vemos o trabalho que está sendo iniciado para despoluí-la e conscientizar a população. Esperamos que, quando voltarmos de viagem, possamos aproveitar suas águas maravilhosas para um belo banho e relatemos sua recuperação total. Cabe ao seu povo e pode público cuidar dela. E eles a merecem limpa! Informações do projeto e ações em andamento são encontrados em www.baianossadeguanabara.org . Vejam, que vale a pena!
Abaixo, vista da praia de São Francisco. O Travessura é um dos barcos ancorados.


2 comentários:

  1. Olá Travessos,

    Que delícia acompanhar essa maravilhosa "travessura" de vocês.

    Vamos em frente e bons ventos.

    Luciandro

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  2. Obrigado, Luciandro! Abraços e esperamos que curta bastante a viagem como tripulante virtual.

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