Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dia 27/07/2010 – Travessia Búzios-Vitória
Acordamos às três, arrumamos tudo e saímos às 3:40 hs. A noite estava tranquila, calma e com lua, o que ajuda muito na saída. Fomos ziguezagueando entre as boias de espinhéis que existem perto de Búzios, com o Jonas na proa, olhando e comandando as manobras. Logo nos afastamos e as boias acabaram.
O dia nasceu muito bonito e o mar estava calmo. Uma brisa favorável fazia com que nosso andamento fosse bom: 6 nós de velocidade média. Nosso rumo foi reto para o cabo, onde passaríamos na linha entre 40 e 50 metros.
Após algum tempo de navegação, o piloto deu um tranco e parou de comandar o barco. Desci para ver e encontrei o braço do “Lázaro” solto. Peguei as ferramentas e em 10 minutos ele estava operante novamente.
O almoço foi carne de panela, com cenoura, tomate e arroz. Um tempero especial foi acrescido ao arroz, algo que não se encontra em lugar nenhum, a não ser aqui: água do São Tomé! Para fazer isso, tem que acrescentar um pouco de água doce e não colocar sal, pois senão fica muito salgado o arroz. Estava ótimo e o arroz São Tomé foi aprovado pela tripulação!
Enquanto eu descansava, Jonas e Carol viram a primeira baleia da viagem. Passou a cem metros do barco e estava “tímida”! O Delirante, que saiu mais tarde e viajou mais perto da costa, viu várias baleias antes do São Tomé.
A Carol, em função de ficar meio mareada nas últimas travessias, experimentou tomar Dramin. Foi ótimo!!! Ela ficou esperta, não teve tanto sono e não passou mal. Fez todos os seus turnos e não nos sobrecarregou nesta travessia longa. Num de seus turnos, um barco de trabalho das plataformas de petróleo passou perto de nós, num rumo que poderia nos dar problemas. Ela me chamou e fiquei no convés até cruzarmos, sem necessitar fazer alterações de rumo. Foi bom o acontecimento, pois vi que ela estava “ligada” e dormi mais tranquilo. Com ela nos turnos, tudo fica mais fácil!
Às 15:00 hs, entrou um vento sueste e abrimos a genoa. Velejando e motorando, nossa velocidade aumentou e o barco ficou mais estável. Cruzamos o São Tomé assim, às 16:00 hs, andando bem e longe da costa.
O pôr-do-sol foi fantástico! Fotografei e filmei muito! O nascimento da lua não ficou atrás: ela nasceu laranja, diretamente do mar! (vejam as fotos abaixo e digam se sou exagerado!).
Durante seu turno, à noite, Jonas escutou um jorro e viu uma outra baleia a 20 metros do barco. A noite continuava toda estrelada!

















2 comentários:

  1. Familia Travessura,,,,
    que delicia,, velejar em familia,
    pena que; apesar de nascer e viver sempre ao lado do Mar, so pude engressar na vida Maritima; ha apenas 5 anos atraz. Mas antes tarde do que nunca rsrsrsr. Gostaria de levar comigo meus filhos, assim como vc. Hoje eles com 30, 26 e 22, cada um ja com os rumos traçados e com velas ao Vento, dificil de ate reuni-los numa regata.
    No trocadilho de Vitoria a de vcs ja foi ganha na Largada de Ilha Bela.
    Aguardo vcs aqui com Acarajes, Abaras, pimenta e muita ALEGRIA.

    Hugo Vidal, familia Maruja

    ResponderExcluir
  2. Olá Sérgio, Jonas e Carol.

    Eu li o livro da primeira viagem de vocês por "ordem" do comandante e amigo Torpedinho daqui de Recife. Hoje me sinto estranhamente íntimo e estou adorando acompanhar as postagens desse blog em mais essa viagem.

    Desejo sinceros bons ventos e grandes experiências para vocês, vou estar acompanhando, e quando estiverem em Recife mandem as ordens.

    Grande Abraço,

    -Marcelo.

    ResponderExcluir