Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

terça-feira, 19 de abril de 2011

De 17/04/2011 – BVI – St. Maarten
Acordamos cedo e fui com a Carol dar saída, enquanto o Jonas arrumava as coisas no barco. A saída foi fácil e rápida, como todos o processos burocráticos que achamos até agora por aqui. Como o melhor horário para sairmos em direção a St. Maarten seria entre duas e três da tarde, resolvemos conhecer “The Baths” um lugar que todos nos disseram para não perder. Nem tomamos nosso café, pois o Jonas disse que escutou que o lugar fica muito cheio e que é bom chegar cedo. Nem subimos as velas, pois esse lugar é muito perto de Spanish Town. De onde estávamos já víamos o monte de veleiros parados em The Baths.
Chegando lá, lembrei muito de Ilhabela, principalmente de tentar estacionar na Vila num feriadão “dos bons”! Foram 45 minutos rodando entre os barcos para pegar uma poita, pois é proibido ancorar no local!!! Toda vez que alguém parecia que ia sair, era alarme falso. E nós rodando pelas poitas, que são muitas, com outros veleiros também rodando entre elas tentando uma vaga. Relembrando: não tomamos nosso café da manhã e a fome nos consumia! Quando conseguimos uma poita, que alívio! Tomamos nosso café e descemos para conhecer o lugar, que tinha que valer a pena. E valeu, como valeu!
The Baths é uma praia pequena, com água transparente e muitos corais. Ao lado da praia há uma série de imensas pedras de granitos, que formam cavernas belíssimas, com pequenas praias dentro das cavernas. O lugar é de uma beleza impressionante! Pena podermos ficar tão pouco tempo. Mas conseguimos conhecer o lugar e fuçar vários cantinhos das cavernas.
Voltamos ao barco e ligamos tudo para partir. Testei as luzes de navegação e vi que as de boreste e bombordo da proa não estavam funcionando. Briguei meia hora, testando voltagem e várias lâmpadas e não consegui fazer funcionar. Bem, peguei uma lanterna a prova d'água, adaptei uma lente velha de uma luz de navegação na ponta e prendi a lanterna na proa. Pronto! Temos luz de navegação de fortuna (tudo que é feito provisoriamente num barco é chamado “de fortuna”).
Soltamos a poita, saímos lentamente e começamos a deixar as maravilhosas BVI, um dos lugares mais bonitos da nossa viagem, para trás. A previsão de tempo acertou totalmente e um mar bem baixo nos esperava fora das ilhas. O vento de 10 a 12 nós nos proporcionava uma orça folgada, chegando até a través algumas horas. O Travessura ia docilmente a uma média de 5 nós de velocidade, sem estar adernado e sem balançar. Situação perfeita! O dia estava muito bonito e quente, delicioso para velejar. Puxa, não podia melhorar! Mas melhorou!!! Quando o sol já estava quase sumindo na direção das BVI's, uma lua imensa apareceu na direção de St. Maarten para onde íamos. Logo ela criou uma estrada de luz para navegarmos, que se manteve várias horas enquanto a lua subia. Lindo!
Nós fomos nos revezando nos turnos e cozinhar também estava fácil. Fiz um peito de frango (enlatado, que tem se mostrado muito útil e gostoso no barco) com alcaparras e macarrão. “Substancial”, como o Jonas queria e não muito pesado, como queria a Carol.
Não houve outras novidades na travessia. Mas a noite estava linda para curtir e pensar durante os turnos. Relembrei muitas coisas e pessoas, planejei outras várias coisas e agradeci muito ao “Papai do Céu” por estarmos aqui!



The Baths



"Estacionamento" lotado!!!

Acima e abaixo: fundo do mar de "The Baths"






Acima e abaixo: praia e cavernas de "The Baths"


















































BVI para trás


Travessia ótima!


Lua nascendo à nossa frente...


... e o sol de escondendo sobre as BVI's.




Um comentário:

  1. Sergio, Jonas e Carol está cada vez mais legal acompanhar a incrível viagem que vocês estão fazendo.
    Espero que tudo continue correndo bem e que a travessia que se aproxima ocorra da melhor maneira possível.
    Um grande abraço a todos.
    Fabio Charpinel

    ResponderExcluir