Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

De 01/07/2011 – Travessia Ilha Terceira - Lisboa
O piloto passou a noite armando e desarmando e fomos convivendo com o problema, até o dia amanhecer e eu poder mexer nele. O vento estava fraco e andávamos na casa dos 4,5 nós. Às 7 da manhã, o piloto firmou e não desarmou mais! Pode ser algum problema elétrico: quando a voltagem cai um pouco, ele fica sem força. Com o sol nos painéis solares, a voltagem subiu e ele voltou a funcionar. Vamos ser como se comporta durante o dia.
Acabamos fazendo nossos turnos de 8 horas no primeiro dia, em virtude do Jonas não ter sono no final do dia de ontem e eu preferir ficar a madrugada controlando as falhas do piloto.
Às 10:45 hs, o vento ficou muito fraco e ligamos o motor. A velocidade subiu para 6,3 nós.
Fiz a navegação às 13:00 hs e nosso andamento foi de 129 milhas nas primeiras 24 horas. Nos aproximamos de Lisboa 120 milhas, pois estamos subindo um pouco para norte, mas já ganhamos 30 milhas de norte, das 80 que pretendo ganhar.
Por três vezes, golfinhos encostaram no Travessura para nos acompanhar e por duas vezes vimos baleias-piloto perto do barco. Pena que estas passaram rápido e não pudemos fotografá-las.
A roldana do baby-stay que compramos em St. Maarten, quebrou na fixação. Improvisei uma nova fixação com cabos e agora está mais forte que antes.
Na parte da tarde, houve um banho quente e de água doce para todos, com posterior risoto de frango e milho, que fizeram a alegria da tripulação e tiraram o “bode” do primeiro dia de viagem.
Às 19:30 hs, o vento estava muito por trás, nos obrigando a seguir um rumo leste puro. Jaibeamos e conseguimos andar a 5 graus, rumo ao quase norte. É bom, pois ainda temos que subir umas 35 milhas e é sinal que o vento já está virando para norte, o que é ótimo para seguirmos para norte futuramente, indo direto para a costa de Portugal.
No final da tarde, um navio estranho, com o AIS desligado e quase parado, apareceu na nossa proa. Ele contornou nossa proa devagar e se afastou, ligando o AIS posteriormente.


Fim de tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário