Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

De 06/07/2011 – Travessia Ilha Terceira - Lisboa
Já estamos baixando em latitude para ter mais conforto a bordo, pois o vento virou um pouco mais e levantou um pouco de mar. Estamos controlando a velocidade para ficar na faixa dos 5,5 nós, só com a genoa aberta! Durante a noite o barco balançou bastante com as ondas batendo na alheta de bombordo. Dificulta um pouco para dormir mas, fora isso, foi uma noite tranquila.
Durante a manhã ensolarada, vi que algumas ondas que balançam mais o barco estão com uns dois metros ou mais de altura. Mantemos rumo e velocidade para poder chegar de dia em Portugal e, também, na “estrada dos navios”, que existe a cerca de 30 milhas da costa. Essa “estrada” é faixa de 4 “pistas”, duas para navios que estão descendo a costa e duas para navios que estão subindo a costa. Imaginem um veleiro lento, que navega numa média de 6 nós de velocidade, tentar cruzar essas faixas, com navios andando a 20 nós de velocidade (vejam a foto das “pistas”). Tem que se ter muito cuidado e prefiro fazê-lo com luz do dia.
Fiz a navegação às 13:00 hs e vi que andamos 127 milhas, com reais 123 milhas para o objetivo, isso segurando bem o barco! Faltam 119 milhas para o waypoint de aproximação em Cascais. O mar está com ondas um pouco menores e o dia está lindo!
O almoço caprichado para comemoração de um ano de viagem atrasado foi macarrão com frango, azeitonas e creme de leite. Fez sucesso!
Aumento o fluxo de navios na redondeza. Vimos uns três durante a tarde. Acabei de ler “Mar Morto”. Gostei muito e não conseguia parar no final dele, quase atrapalhando o descanso antes do turno da noite.
A noite surgiu estrelada. Quando saí para meu turno às 23:30 hs, as luzes de Portugal continental já se viam à frente. Se eu estou tão feliz hoje, fico imaginando como estariam felizes marinheiros nas caravelas e naus dos séculos passados, neste mesmo lugar onde estou, voltando ao lar depois de anos fora de casa, sem ver pais, esposas, filhos e amigos. Minha homenagem a eles!


Sempre um lindo pôr-do-sol.


"Estrada" de navios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário