Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

De 19/11/2011 – Travessia Cabo Verde - Natal
Acessei a previsão de tempo e está OK para seguirmos para Natal. Tomamos o café da manhã no café Mindelo e pedi um prato típico local: cachupa com chouriço e ovo frito. A cachupa é uma mistura de feijões e grãos de milho, que são cozidos e temperados, com os quais se faz vários tipos de comida. O Jô e a Carol preferiram omelete e ovos fritos com bacon.
Compramos pães para parte da travessia, arrumamos tudo para zarpar e tomamos um bom banho com água abundante. Ajudamos o vizinho alemão a sair e foi fácil. Nossa saída também ficou facilitada pelo espaço que ele abriu. O vento tem andado muito forte todos estes dias e ficamos numa vaga chata de entrar e sair (lembram, já batemos no barco vizinho na chegada!).
Saímos e fomos almoçar no Clube Náutico, para fazer um bom almoço antes da partida. Todos comemos os filés de atum com batatas, o prato mais gostoso do lugar. Sobraram alguns poucos escudos cabo-verdianos e fomos gastá-los no mercado, comprando algumas coisas que não estragam.
Voltamos ao barco, nos despedimos do pessoal da marina, muito atenciosos, e preparamos nossa saída com calma. Usamos o espaço que o alemão abriu e, mesmo com uma rajada forte no meio da manobra, saímos bem e sem problemas (nada como pensar bem antes de fazer alguma coisa!).
Fora da marina, subimos o bote, abrimos só a genoa e começamos a velejar rápido. Entre as ilhas, o vento estava mais forte ainda e vinham rajadas também. Estimo que houvesse uns 30 nós de vento. O mar, como a profundidade ainda era baixa, estava com ondas altas, que davam pancadas no Travessura e faziam com que ele surfasse em várias delas.
Afastamos da ilha aos poucos, ganhamos águas profundas e o mar melhorou. Mas isso não impediu que eu e o Jonas tomássemos um banho com uma onda que bateu de lado e jorrou em cima de nós no cockpit, quando regulávamos a genoa. Outra onda, deu uma bela deitada no barco e várias coisas voaram de seus lugares.
Anoiteceu e havia muitas estrelas, sem a lua para nos guiar.
Consegui ouvir a transmissão do Dorival: tudo OK com eles, não irão parar em Cabo Verde mesmo e o Maná já está na ITCZ (zona de convergência intertropical, também conhecida como os famosos doldruns, região com pouco vento entre os alísios do hemisfério norte e os alísios do hemisfério sul).


Acima e várias abaixo: paisagens do sul da ilha de São Vicente.






Olha onde está este farol!!! (Cristina, o Jonas mandou postar especialmente para você!)

Um comentário:

  1. Aos navegantes, sejam bem vindos. Acompanhamos a travessia suando frio. Que eu não tinha coragem para fazer.
    Jonas, quando quiser dar uma velejada de footy com calma é só falar, te pegamos aí e vamos para o espelho d'água da reitoria da UFRN.O bom é chegar bem cedo, tipo 8hs lá então te pegaria aí ás 7:20.
    Mas temos que combinar com uns dois dias de antecedência.
    Abração
    Fred

    ResponderExcluir