Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

domingo, 4 de dezembro de 2011

De 23/11/2011 – Travessia Cabo Verde - Natal
Durante a noite, o vento foi mais fraco e fizemos cerca de 4,5 nós de média nesse período. De manhã o vento apertou um pouco. Às 7:30 hs, a Carol me chamou, pois quebrou a manilha que segura o running back stay. Chamei o Jonas também e a trocamos logo, assim que achamos uma substituta (que não foi fácil pelas medidas!). Aproveitei que estava fora do cockpit e fui dar uma checada no cabo do enrolador. Santa hora! Ele ficou roçando a noite toda na beirada da panela e só a capa do cabo o estava sustentando (ainda bem que estava sem pressão, pois a vela estava toda aberta!). Como não tenho cabo um cabo próprio reserva, invertemos as pontas do cabo e dei um nó onde estava puído, pois o estrago ficou fora das roldanas. Ficou bom e irá bem até o Brasil. Aproveitei e ajeitei a panela do enrolador, que saiu do lugar certo e causou o problema.
Já que estávamos todos no cockpit e o vento deve diminuir, levantamos a mestra no segundo rizo. A velocidade pulou para 6 nós.
Perto das 11 horas colocamos a linha de pesca na água. Não pescamos desde St. Maarten e estamos com vontade de peixe. Pouco depois, passou um navio a 1,2 milhas de nós, andando rápido na direção da África.
O vento continuou bom e a viagem confortável. Após um alarme falso na vara de pesca (há muitas algas flutuando que grudam na linha), às 14:00 hs um douradinho de quase dois quilos pegou nossa isca. Deu trabalho para trazê-lo, pois o anzol pegou no meio da barriga, mas ele veio e é de um tamanho perfeito para nós três. “Tratei” o peixe e o fiz para o almoço: dourado grelhado “a La Rô” (foi a Rô de Natal que me ensinou a grelhar um peixe direito) com arroz chinês (com ovo, milho e shoyo).
Após descansarmos uma hora, tomamos um banho de balde no cockpit. A água está deliciosamente quente! Ah, se a Isabel estivesse aqui para ver o que é água quente de verdade! Provavelmente, iria arrastada dentro da água daqui até o Brasil!!!
No final da tarde, o vento diminuiu, pois estamos chegando à ITCZ. A navegação das 18:00 hs mostrou 129 milhas percorridas. Estamos chegando nos 7 graus de latitude norte, indo rumo sul perto da linha de 25 graus de longitude.
Dorival e Catarina avisaram no rádio que irão parar em Cabo Verde, pois precisam comprar gasolina para o gerador e arrumar umas coisinhas. Eles tiveram o mesmo problema que nós nessa travessia: a vela fazia sombra nos painéis solares durante a tarde toda e impediam a carga das baterias. Além disso, com o vento em popa, a intensidade do vento aparente diminui muito e o gerador eólico não dá muita carga. Dessa forma, tiveram que usar o gerador mais do que o previsto e a gasolina está no fim.


Dourado certinho para o apetite dos três!

Nenhum comentário:

Postar um comentário