Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

De 28/12/2011 – Travessia Natal - Salvador
Levantei bem cedo, conferi a previsão de tempo (ainda ótima!), vi que o vento realmente rondara para leste e chamei a tripulação para zarpar. Comemos papaias que a Rô mandou e começamos a arrumar tudo para sair. Com todos trabalhando, em pouco tempo tudo estava preparado. Soltamos as amarras do píer faltavam 10 minutos para as sete e nos dirigimos para a barra do Potengi. O mar estava calmo e o vento com boa intensidade. Levantamos a mestra no segundo rizo e, assim que passamos a última boia do canal, aproamos para nosso rumo e abrimos a genoa. Íamos numa orça um pouco folgada, confortável para velejar com o mar calmo que estava.
O Nélson do Avoante nos chamou e desejou boa viagem. Na preocupação dos preparativos de saída, esquecemos de nos despedir dos amigos: Nélson e Lúcia, nos desculpem!!!
Deixávamos Natal, que como sempre nos recebeu muito bem, com uma nova visão da saída: o Rodrigo ia identificando cada lugar da costa ao sul de Natal, pois a conhece muito bem. Como íamos bem aterrados para fugir da correnteza contra, ficava fácil identificar cada praia. Fomos curtindo a costa até Pipa.
A velejada estava ótima e rápida! Algumas horas o vento negava um pouco, mas depois voltava um pouco mais folgado, fazendo com que andássemos bem. Esse trecho, de Natal até o Cabo Branco, que fica logo depois de João Pessoa, é o pior, normalmente com vento e correnteza contras.
No final da tarde andávamos muito bem, perto dos 6 nós de velocidade. A única coisa ruim é que o Rodrigo não estava muito bem e enjoou algumas vezes e a Carol devolveu o almoço.
Um barco de pesca começou a nos seguir e, pelo rádio, perguntou se queríamos comprar peixe. Agradeci, ele fez meia volta e foi embora.
O começo da noite foi tranquila e só um pirajá nos deu algum trabalho para enrolar um pouco a genoa.


Deixando Natal!



Pequenos barcos de pesca na costa, enquanto havia pouca profundidade.


A lua e o entardecer.


Um comentário:

  1. Tenho certeza que adoraram a estada em Natal, espero retorno o mais breve possível.
    Bons ventos.

    ResponderExcluir