Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

De 13/11/2011 – Travessia Canárias – Cabo Verde
A madrugada e o início da manhã foi de vento muito fraco. Às onze, tudo começou a mudar. O vento entrou bom e de boa direção e foi aumentando de intensidade. Como nem tudo pode ser perfeito, o mar começou a crescer com o aumento do vento. Agora estamos andando bem e, fazendo minhas contas para a chegada (pasmem!), vou ter que segurar a velocidade para poder chegar na quarta-feira de manhã! Até agora queríamos andar e não tínhamos vento. Agora temos vento, mas precisamos segurar o barco para não chegar à noite! Paciência!!!
Antes do vento apertar muito, aproveitamos o dia ensolarado para tomar o esperado banho de balde (oba!!!). O último foi no meio da travessia de St. Maarten para os Açores (faz tempo!). A água está com uma temperatura muito boa e, daqui para frente, só vai melhorar.
Nosso andamento das últimas 24 horas, calculado às 17:20 hs, mostrou 69,2 milhas navegadas. Realmente, batemos nosso recorde, fazendo a menor média de todas até hoje!
No final do dia, liguei o motor por meia hora só para dar carga nas baterias. Com o vento fazendo o eólico funcionar, acho que não precisaremos mais do motor para carregá-las. O sol está um pouco baixo e isso faz com que os painéis solares não rendam o suficiente para nosso consumo.
Quando o vento aumentou mais, no final da tarde e começo de noite, fizemos as seguintes manobras em menos de duas horas: segundo rizo na mestra, enrolar um pouco a genoa, enrolar mais a genoa, tirar toda a mestra e enrolar mais ainda a genoa. Acho que o vento está passando dos 25 nós (senão mais!). Graças aos carrinhos na mestra, fizemos tudo com o vento em popa, sem precisar entrar no vento.
Às 20:25 hs, nos sentamos para escutar o programa preferido do Travessura: DoriVon, Todo Seu, no rádio SSB. Infelizmente, não conseguimos escutar nada. Talvez em função do tempo, talvez o Dorival tenha tido algum problema para transmitir.
Na sessão cineminha, começamos um filme inglês, mas não acabamos, pois deu sono em todos! Vamos deixar para ver o final outro dia (olha, o filme precisa ser muito chato para isso acontecer!).
Durante a noite o vento apertou e o balanço também, mas mesmo assim conseguimos dormir descansados.


Quem tem pressa de chegar, com paisagens como estas diariamente?!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário