Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia 08/08/2010 – Travessia Ilhéus - Camamu
Acordamos muito cedo e saímos às 4:00 hs da madrugada. Precisávamos chegar em Camamu até as 16:00 hs, para não pegar a maré vazando forte. A noite estava estrelada e tranquila e o vento era favorável, vindo de terra. Trazia um cheiro de chocolate de endoidecer! Soubemos ontem que uma fábrica da região, que eu podia ver toda iluminada e soltando fumaça, produz a massa com as sementes moídas do cacau que é transportada para a Garoto, em Vitória, e lá adiciona-se o leite e o açúcar. Portanto, o chocolate de Vitória que adoramos vem de Ilhéus!
Uma correnteza favorável nos levava para Camamu em ótima velocidade. Ainda bem, pois após umas três horas de viagem, o motor apresentou problemas na parte de refrigeração. Não estava circulando a água do mar que o resfria. Percebi logo a ausência do barulho do jorro de água e desliguei, sem que ele esquentasse. Dessa forma, podia arrumá-lo logo, sem esperar que esfriasse. Chamei o Jonas para ficar de olho no caminho. Desci e verifiquei se entrava água no circuito. Estava normal. Desmontei a bomba de água para verificar o rotor. Ele estava bom, sem sinal de desgaste, mas mesmo assim troquei-o. Foi a primeira vez que eu troquei o rotor deste motor e foi mais fácil do que eu imaginava. Pena que não resolveu o problema. No teste, reparei que o eixo interno que move o rotor não girava. Desmontei a bomba e vi que o eixo estava gasto e não se conectava direito ao eixo do motor. Tirei uma peça intermediária, que tem a função de espaçadora e usei só os parafusos para fixar a bomba. Voltou a funcionar! Está precário, mas podemos seguir viagem sem forçar a bomba. Com a rotação baixa e a correnteza ajudando, fazíamos mais que 5 nós e velocidade, suficientes para chegarmos no horário correto.
Cruzamos com alguns pescadores em jangadas com pequenos motores. De longe, parece que eles estão de pé no meio do mar, pois não vemos as jangadas, apenas os pescadores.
Algum tempo depois, vi algo se mexendo à frente. Logo vimos que era uma baleia com seu filhote! Aproximamos um pouco mais e ficamos de longe vendo as duas. A mãe deu um show, levantando a cauda e a nadadeira peitoral diversas vezes! Belo presente para um domingo de dia dos pais! Fiz boas fotos.
Chegamos às 15:00 hs em Campinho e a entrada da baia de Camamu foi sossegada, com vento ajudando e correnteza favorável. Como é bonito por aqui! A fome estava grande e preparamos um churrasco de picanha para comemorar o dia dos pais. A Carol fez um arroz à Valligiana para acompanhar a carne. Tudo rápido e muito gostoso! Chocolates da Garoto para sobremesa e um lindíssimo pôr-do-sol para relaxar, deitados no cockpit. Que paz baiana!

















































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário