quarta-feira, 13 de abril de 2011

De 11/04/2011 – BVI
Acordamos tarde e, após nosso café da manhã, saímos rapidamente para conhecer Salt Island. Como o vento é contra, saímos com mestra e genoa numa velejada deliciosa. O tempo, como sempre, está muito bonito: dia ensolarado, vento constante e mar transparente! Chegando em Salt Island, após uma hora de velejada, pensamos em ancorar, mas como o fundo parecia ser de corais ou pedras, preferimos pegar uma poita. Logo pegamos o bote e fomos mergulhar no naufrágio do “Rhone”, um antigo navio a motor e velas, que naufragou encostado na ilha em 1867. As poitas para bote estão bem ao lado do naufrágio e, quando caímos na água, logo o vimos. É imenso e está bem destruído, mas ainda dá para identificar muitas de suas partes. Fizemos um mergulho muito bonito e diferente para nós. Vimos alguns peixes grandes, mas não pudemos fotografá-los, pois a máquina fotográfica é para apenas 3 metros de profundidade e os peixes estavam dentro do naufrágio, bem mais fundo do que isso. Após uma hora de um belo mergulho, onde vimos muitos mergulhadores fazendo mergulho autônomo, voltamos ao Travessura, levantamos velas e saímos velejando, em direção a Cooper Island. Levamos meia hora para mudar de ilha e fomos para o bom ancoradouro de Manchioneel Bay. O único problema é que ele está todo tomado de bóias, mas conseguimos um lugar mais ao sul, com espaço para ancoragem. Após ancorar, fui verificar a âncora, que estava a 12 metros de profundidade, e vi que escapamos por pouco de enroscar em uma âncora perdida. Ela estava abandonada no fundo, com corrente e tudo. Chamei o Jonas e tentamos recuperá-la usando o botinho, mas ela é muito maior que a nossa e não conseguimos içá-la. Pensando em onde iria guardá-la junto com a corrente, pois nosso espaço no barco é limitado, desisti de tentar içá-la.

Resolvemos conhecer a praia, que é bonita e agradável. Há muito veleiros nas poitas, que custam US$ 25,00 para pernoite, e um grande bar na praia, com lojinha e tudo. Bebemos uma Coca-Cola e acessamos a internet do bar, para ver a previsão de tempo. Ótima!!! Teremos, no mínimo, mais dois dias bons por aqui.

Voltamos ao barco, onde jantamos e assistimos “Toy Story 3”, em inglês, com legendas em inglês.

Salt Island

Acima e várias abaixo: naufrágio do Rhones.

Atobá curioso com nosso mergulho.

Mergulhadores no Rhones

Acima e várias abaixo: Manchioneel Bay, em Cooper Island

Nossa ancoragem para pernoite, próxima de um ponto de mergulho.