Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

De 03/08/2011 – Vale Grande – Aveiro – Barra – Costa Nova – Vale Grande
Fomos conhecer Aveiro e o primo Fernando nos deu o prazer de sua companhia. A primeira parada foi no maravilhoso museu de Aveiro. Ele fica no Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, que foi construído no século XV pelo rei D. Afonso V. A filha de D. Afonso, a princesa Joana, entrou para a Ordem e viveu muitos anos no convento. Em 1963 foi beatificada e o convento ficou definitivamente ligado à imagem de Santa Joana. Uma das coisas mais bonitas do convento é o seu túmulo, digno de uma princesa santa. Ficamos um bom tempo no museu e não conseguimos ver tudo, pois tínhamos combinado almoçar com a prima Isabel. Fomos todos para o restaurante combinado e conhecemos também a Zélia, amiga da Isabel. O almoço estava muito bom, mas o melhor foi a sobremesa: os famosos ovos moles de Aveiro! Aproveitamos e passeamos um pouco ao lado do rio com moliceiros, barcos típicos dessa região. Aveiro é cortada por canais e é conhecida como a Veneza portuguesa. A cidade é muito bonita, organizada e os braços de rio no meio da cidade com seus barcos, somando-se as gaivotas que voam no local, dão um charme especial ao lugar.
Na parte da tarde tentamos conhecer a Barra. Só tentamos porque, nesta época de férias, não conseguimos estacionar de jeito nenhum! (E olha que tem muitas vagas na Barra!). A praias de Portugal ficam todas cheias nesta época do ano.
De lá, fomos ao mercado de Costa Nova, onde vimos muitas coisas comestíveis de mar que não conhecíamos. Há muitos peixes, moluscos, cracas e outras coisas muito diferentes do Brasil, entre eles a enguia, que dá uma impressão ruim quando a vemos viva, mas dizem que é muito saborosa (ainda hei de prová-la!).
Depois fomos para a fábrica de cerâmicas Vista Alegre, uma famosa fábrica de cerâmicas fundada em 1824, e visitamos seu museu, uma visita obrigatória na região.
O jantar foi na casa da Isabel, onde a comida é sempre farta e saborosa!


Túmulo de Sta. Joana.


Acima e abaixo: Museu de Aveiro.



Almoço com Isabel, Fernando e Zélia.


Aveiro cortada por rios.


Ovos moles de Aveiro: muito bons!!!


Barcos que navegam por Aveiro.




Acima e várias abaixo: fábrica de cerâmicas Vista Alegre.






Jantar na casa da Isabel e Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário