Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

De 06/02/2012 – Travessia Vitória - Niterói
Às 2:00 hs da matina, o vento diminuiu demais. Como havia muitos navios na região, preferi ligar o motor para passar rapidamente pelo cabo de São Tomé. Vi um lindíssimo pôr-de-lua no meu turno, que desceu amarelada no horizonte, até sumir totalmente dentro da água como o sol. Um pouco antes disso, quando a lua ainda estava uns 15 graus acima do horizonte, vi outro fenômeno que me admirou. Sabem quando vemos o sol entre nuvens, com os raios descendo no vão delas, formando fachos de luz, justamente aquela imagem sempre aproveitada para revelar a presença divina? Vi o mesmo com a lua!!! Os raios não eram tão fortes, mas via-se nitidamente a lua refletindo os raios do sol sobre as nuvens, jogando fachos prateados sobre o mar. Lindíssimo!!! Pena que não pode ser fotografado num barco balançando.
Chamei a Carol para seu turno às 5:00 hs. Ela pegou o amanhecer e também a passagem do São Tomé. Achei que precisaria de alguma ajuda, pois o trânsito ali é grande, mas se virou muito bem sozinha e, quando ela chamou o Jonas, já tínhamos dobrado o cabo.
Para o almoço, fiz dourado grelhado com ervas finas, arroz e salada de tomate, que combinou muito bem com o peixe. Ficou delicioso!!!
Passamos ao lado de uma grande plataforma de petróleo e soltei a linha grossa de pesca na água. Não soltei a linha da vara de pesca, pois meu braço ainda dói um pouco. No começo da tarde, o vento aumentou e passamos a andar acima dos seis nós de velocidade só com a genoa aberta e em popa rasa! Isso durou a tarde toda e, ao entardecer, estávamos través de Búzios.
Não pegamos peixe, mas ainda temos muita carne de dourado. Fiz um sashimi para o jantar, pingando um pouco de limão no peixe e cortando fatias de limão bem finas para colocar na carne. Ficou muito bom!
Durante a noite o vento continuou ótimo e seguíamos em alta velocidade para a ilha de Cabo Frio. Passamos por ela tendo que reduzir a genoa e com mar mexido. Assim que viramos para o Rio, a ilha serviu de quebra-mar e o mar alisou muito. Navegação gostosa para quem está no turno e para descansar.
Temos que fazer nossos turnos com agasalhos, pois a noite está muito fria. Nessas horas, dá uma saudade danada do nordeste!!!

Enormes plataformas de petróleo ao longo de toda a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário