Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

De 04/08/2011 – Vale Grande – Serra da Estrela – Vale Grande
Saímos em direção à Serra da Estrela em dois carros, com Antonio, Arlete, Jorge, Antonia, Joana e Mimi. As paisagens no caminho são muito bonitas! Demoramos para chegar e, como saímos tarde, paramos para fazer um “super pic-nic” num lindo lugar, ao lado de um rio, de uma bica de água e de uma vila antiga com muitas casas em pedras. O Jorge, como sempre exagerado, levou comida para um “batalhão” e tudo do bom e do melhor! Rissoles de camarão e bacalhau, peixe empanado, leitão, um excelente presunto cru, doces diversos... nossa... Comemos demais!!!
Tomamos o café numa loja perto de onde paramos, e aproveitamos para comprar queijos da Serra da Estrela, que eu adoro. Continuamos subindo ao alto da serra, que é o ponto mais alto de Portugal continental e fizemos uma parada em um lago a 1900 metros de altura. Para nossa surpresa, havia um velejador no lago, andando de wind surf! Subimos mais e fomos até o ponto mais alto, onde ficam as torres, no topo da serra. A vista lá de cima é lindíssima e demos sorte, pois pegamos um dia sem nebulosidade. Não vimos neve em lugar nenhum, pois é alto verão, mas aqui sempre há neve no inverno. Nos disseram que fica ainda mais bonito com neve. Andamos por algumas lojinhas de lembranças e de comidas típicas (todas tentadoras!) e começamos a regressar pelo outro lado da serra.
No início da volta, paramos numa curva onde há uma santa esculpida na pedra, muito bonita. Dizem que a neve chega aos pés da santa no inverno. Descemos mais um pouco e fizemos uma parada numa área de lazer muito linda onde, infelizmente, acabou a bateria da máquina fotográfica! Foi uma pena, pois logo em seguida descemos a um vale glacial lindíssimo (uma das paisagens mais lindas que vimos até hoje!), onde fizemos outro pic-nic ao lado de um córrego de águas limpíssimas, ao lado de algumas casinhas de pedra, típicas dos pastores da região.
A volta por outro caminho foi demorada, mas valeu a pena, pois foi por uma estrada lindíssima com muitas curvas e paisagens maravilhosas a cada uma delas, num final de tarde deslumbrante.
Quando chegávamos ao Vale Grande, um gostoso cheiro de eucalipto e pinheiros invadiu o carro. Que saudades deste perfume!
Na chegada, fizemos um chá na casa do Jorge, onde comemos mais uma série de coisas gostosas!


Acima e várias abaixo: parada para o pic-nic.




Lojinha de artesanato e queijos.


Acima e várias abaixo: lago a 1900 metros de altura.




Acima e várias abaixo: topo da Serra da Estrela.




Santa esculpida na pedra.

Um comentário:

  1. Uau...
    De cada vez que vejo um novo artigo fico espantada com tantas coisas que vocês têm visto. Uma delícia. Vocês já têm um grande registo sobre tantos lugares do nosso país. Penso que neste momento já conhecem mais do que a maioria dos portugueses. :)
    Nós não vos dissemos nada na semana em que estivemos no continente, porque tudo passou muito depressa. Em Lisboa estivemos mesmo de passagem. Mas estivemos em Viana, fui levá-los a conhecer o Monte de Santa Luzia(fizemos a subida pelo escadório), a Vila de Ponte de Lima e Santiago de Compostela. Foi uma semana muito boa, intensa e, acima de tudo, emocionante pelo reencontro do Pingo com a filha, depois de quase 3 anos sem se verem.
    Um abraço para vocês os três e continuem... :)

    ResponderExcluir