Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

De 16/08/2011 – Carvalheira - Lisboa
Acordamos tarde e saímos para Lisboa, parando no caminho para conhecer Nazaré. Visitamos um pequeno museu, muito ligado à vida de pesca do lugar. Infelizmente o tempo fechado e muita névoa não permitiram que víssemos a praia e o farol.
Seguimos para Aljubarrota e depois para São Jorge, onde visitamos o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, acontecida em 1385. Foi muito legal, o Centro é muito bem montado e o Jonas e a Carol adoraram! Ele está montado exatamente em cima do local da batalha e há trincheiras da época dentro dele. Nessa batalha medieval, decisiva para Portugal ser uma nação independente, os portugueses derrotaram um exército espanhol quatro vezes maior, onde a grande arma foi se posicionar no terreno num lugar melhor e preparar armadilhas em volta da sua localização. O grande herói português da batalha foi D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável (cargo que comandava todos os exércitos de uma nação). Muito inteligente, foi ele que escolheu o lugar e o “preparou” para receber o numeroso exército espanhol. Esse personagem da história é uma figura ímpar: começou como guerreiro, comandou exércitos, mudou para a vida religiosa, viveu muito mais do que a média de idade da época e acabou santo, São Nuno de Santa Maria.
O período de paz que se seguiu a essa guerra, permitiu que se Portugal se preparasse para se lançar ao mar nos séculos seguintes, início dos Grandes Descobrimentos, como disse Camões em uma de suas estrofes dos Lusíadas.
Depois do bonito passeio, fomos para Lisboa e passamos no shopping Colombo para algumas compras. No barco, falei por skype com a Lu e os primos Norberto e Emília, que faz tempo que não vemos. Vários primos virão do Brasil para passear em Portugal e vamos nos encontrar com eles, mas a Emília e o Norberto não poderão vir. Que pena!



Acima e abaixo: museu de Nazaré.




Acima e várias abaixo: Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.




Como é lindo o amor fraternal! (rsrsrs!!!)





Capela de São Jorge, de quem o Condestável era devoto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário