Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

sábado, 17 de setembro de 2011

De 19/08/2011 – Lisboa - Mértola
Levantamos bem cedo para iniciar nossa viagem ao Algarve, passando pelo Alentejo. Nem tomamos nosso café: apenas bebemos um suco rapidamente. Colocamos as malas no carro e seguimos para Évora. O caminho nos fez passar pela ponte 25 de Abril, a enorme ponte que cruza o Tejo e que vemos muito bem do Travessura.
Paramos para um lanche num dos vários lugares para merendar no caminho. A cada 30 quilômetros mais ou menos, há um posto de combustíveis, restaurante, banheiros públicos (sempre limpos!) e uma área com mesas e bebedouros à sombra para pic-nic.
O primeiro lugar de parada foi Évora. Ela é uma grande cidade murada. Me surpreendi com o seu tamanho e não foi fácil parar dentro dela. Ainda bem que era cedo. Começamos a visitação pelo bonito Museu de Évora (fomos os primeiros a entrar!) e o Templo Romano. Gostamos dos dois. Na sequência, demos um pulo na Universidade Velha e a vimos rapidamente.
Voltamos ao carro, colocamos mais tempo no parquímetro e descemos para a Igreja de São Francisco. Parece bonita, mas tudo se paga nela (até para entrar na igreja!). Achamos “comercial” demais e desistimos de conhecê-la bem, pois já vimos várias igrejas. Ao lado dela, há a interessante e impressionante Capela dos Ossos. Essa capela é toda forrada de ossos humanos e foi construída para que os monges refletissem sobre a fragilidade da condição humana. Na entrada, ao alto, está escrito “Nos ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. É tétrico, mas muito diferente de tudo que vimos até agora, e há dois esqueletos humanos quase completos pendurados numa das paredes. O Jonas e a Carol adoraram! De lá, fomos ao Palácio de D. Manuel, que está fechado, mas o vimos por fora e passeamos por seu belo parque. Na volta ao carro, paramos numa sorveteria e tomamos um sorvete (aqui chamado “gelado”) artesanal e muito gostoso.
Seguimos para Beja, com muito calor na estrada. Paramos ao lado de seu castelo e fomos almoçar numa churrascaria, que estava cheia, pois tinha boa qualidade e bom preço. A visita ao castelo foi interessante, mas foi uma pena que os andares superiores estavam fechado. Seu torreão é o mais alto da Europa e dizem que a vista lá de cima é belíssima.
Após mais 50 quilômetros de estrada, chegamos a Mértola, onde vamos pernoitar. Passamos no Residencial Beira Rio onde ficaríamos, mas fomos transferidos para o prédio ao lado, o Hotel Museu, que é da mesma rede. Foi ótimo para nós, pois é um prédio muito novo. Deixamos nossas coisas e fomos rapidamente para o castelo de Mértola. A subida foi dura, pois estávamos cansados e o calor não dava trégua. A região do Algarve é muitíssimo quente nesta época. Conseguimos pegar o castelo aberto e subimos até o alto da Torre, onde há uma linda vista da cidade, com o seu rio que passa ao lado no nosso hotel. Visitamos, ainda, a pequena igreja ao lado do forte e fomos tomar algo gelado num café no centro histórico.
Após tantos passeios, voltamos ao hotel cansados e suados. Quem disse que passear não cansa?!!! Um bom banho e um lanche encerrou o dia!


Acima e várias abaixo: Évora.


Templo romano.


Acima e várias abaixo: o bonito Museu de Évora.





Sé.


Universidade Velha.


Que bonita e interessante cobertura de rua!



Igreja de São Francisco.


Acima e várias abaixos: detalhes da impressionante Capela dos Ossos!





" Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos."






Acima e abaixo: Palácio de D. Manuel.




Acima e várias abaixo: Beja e seus castelo.








Acima e várias abaixo: Mértola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário