sexta-feira, 6 de maio de 2011

De 03/05/2011 – St. Barth
Acordarmos cedo novamente e fomos comprar baguetes (como é bom estar em ilhas francesas!). Tomamos um café da manhã rápido para poder mergulhar na ilha ao lado do Travessura. Chegando lá, caí na água e logo achei bolsa de algum mergulhador com lastro dentro. Presente de Yemanjá! Outro presente foi o mergulho muito bonito que fizemos na ilha. Vimos uma barracuda, lagosta, sépias, moréias, uma tartaruga que até deixou passar a mão nela e muitos peixes. Voltamos ao Travessura, levantamos âncora e velejamos até Colombier só com a genoa. Chegamos em meia hora e pegamos poita, pois é proibido ancorar aqui. Descemos na praia e o Jonas logo montou seu equipamento de windsurf para testar a vela nova. Enquanto isso, passeamos com o Pimenta pela praia e trilha sobre a praia, que tem paisagens belíssimas. Mergulhei com o Pimenta no canto da praia e, logo que chegamos lá, achei uma espátula de churrasqueiro de aço inox no fundo do mar. Logo depois achei uma máquina fotográfica (infelizmente, era a do Pimenta, que caiu de seu bolso!). O mergulho foi bem legal também e uma moréia deu um show novamente. Voltamos para a praia e tentei andar de windsurf. Como estou destreinado e a praia estava a barlavento, acabei tendo que me segurar numa poita e ser resgatado pelo bote, pois não conseguia voltar. Ia acabar parando em St. Maarten! Ficamos um pouco mais na praia e voltamos ao barco. Fui tomar meu banho e resolvi dar uma olhada sob o Travessura, pois sempre encontramos coisas perto das poitas onde os veleiros de charter param. Vi um tubarão e achei um snorkel novinho! Estava entupido com alguma coisa e, qual foi minha surpresa, quando vi que havia um pequeno polvo dentro do snorkel! Fotogramos e filmamos o pequeno e o devolvemos à água (sem a sua “casa”, é claro, pois é outro presente de Yemanjá!). Fiz um macarrão ao molho de camarão, tomate e leite de coco, aprovado por todos! Comemos nosso almo-janta vendo o pôr-do-sol, que deixou o céu todo rosado, espetáculo belíssimo!
Nossa noite foi de trabalho no blog e nas fotos do dia, em nosso “escritório” no cockpit do Travessura, sob um céu estrelado. É claro que não faltou um vinho francês (que paguei dois euros no mercado!) com queijo suíço para ajudar a “trabalhar”!

Acima e abaixo: belezas do fundo do mar de St. Barth

Pequeno polvo que vivia dentro do snorkel.