Três no Mundo

Três no Mundo
Sérgio, Jonas e Carol rumo ao Caribe e Europa

sexta-feira, 10 de junho de 2011

De 09/06/2011 – Ilha de Faial
Nosso programa planejado para o dia foi cancelado. Iríamos para a ilha do Pico com um barco local que faz a travessia e liga as ilhas. Como o tempo está muito fechado ainda, o Pico estava totalmente encoberto de nuvens, portanto desistimos. Há outras coisas para ver lá, mas a atração principal da ilha é seu pico de 2.400 metros de altura. É o ponto mais alto de Portugal! Há vinícolas lá e seu vinho é famoso.
Bem, cancelado o programa, resolvemos fazer outro que estava na nossa “agenda”. Tomamos o caminho da Fábrica da Baleia e fomos para a sua lojinha, onde há computadores e DVD's com muitas informações do fundo do mar dos Açores. Ficamos uma hora vendo um filme muito bonito sobre baleias e muitos seres marinhos e outra meia hora conhecendo os peixes e vida marinha local nos computadores preparados para isso.
Depois do programa “light”, o próximo passo era conhecer o monte da Guia. Para isso tomamos um atalho de terra ao lado da Fábrica da Baleia e começamos a subir. A primeira parada foi num mirante para o porto Pim. Depois o caminho complicou. Muitos degraus de terra e pedra e uma subida muito íngreme atrapalharam um pouco a tripulação, mas, com algumas paradas, logo estávamos no alto de seus 145 metros. A vista do monte é muito bonita! De um lado vê-se o porto Pim e todo o litoral sul da ilha. À frente, vê-se a “Caldeira do Inferno”, uma cratera vulcânica que abriu para o mar numa lateral e é uma formação muito interessante. Imagino que o nome deve ter vindo de alguém que procurou abrigo ali com seu barco e que passou maus bocados com o vento sul, que entra com tudo ali. Do outro lado,ainda, vê-se a ilha do Pico, o porto de Horta e toda a cidade. Uma capelinha no alto do morro completa a paisagem. Vejam as fotos panorâmicas, que show!
Ficamos um bom tempo curtindo o lindo lugar. A volta foi mais suave, mas fizemos o caminho mais longo pela estrada. Íamos conversando, vendo as flores, muito diferentes para nós e vendo os pássaros. Algo interessante sobre pássaros é que aqui nos Açores reencontramos o nosso popular pardal. Quando saímos do Brasil eles desapareceram, mas voltaram a aparecer aqui em Faial.
Voltamos ao barco e o resto do dia tiramos para descansar, ler e, é claro, comer! Fiz morcelas fritas para o almoço, que havia comprado no mercado ontem, e ficaram deliciosas!!!

Curiosidade: A palavra usada para dizer que alguém foi reprovado em alguma prova de estudos por aqui é “chumbar”! Ai do Jonas e da Carol se forem “chumbados” nas provas!


Acima e abaixo: lindas paisagens do monte da Guia.



Caldeira do Inferno.



Porto Pim.


Curtindo o lugar!



Capela no alto do monte da Guia.



O Pico ao longe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário